Adicional Noturno 2020: Calculo, Valor do Acréscimo

Um assunto que deve ser de conhecimento de todos os trabalhadores pé o adicional noturno 2020. Além de ser mantido por lei, todos os trabalhadores devem conhecer e saber do que se trata esse adicional. Por ser bastante importante, é preciso saber como adicional noturno 2020 funciona para ter sua garantia.

Adicional Noturno 2020

Adicional Noturno 2020

E se você é um desses trabalhadores, seja em atividades rurais ou urbana, é preciso conhecer o adicional noturno 2020. Por reconhecer sua importante, decidimos lhe ensinar como ele funciona de forma bem detalhada. Continue lendo e fique por dentro do assunto.

Sobre o adicional noturno

Sabemos que existe um grande número de empresas e estabelecimentos que precisam de mão de obra durante o período de um dia inteiro. E para que as condições de trabalho não seja de forma abusiva, muitas leis foram estabelecidas.

E com o adicional noturno o assunto não foi diferente. De acordo com as Leis do Trabalhador, ele deve ser mantido como um extra caso o trabalhador precise exercer atividade além das suas horas de trabalho.

✓ Veja detalhes sobre o novo salário mínimo 2020 

Essas horas devem está sempre dentro do seu período estabelecido e possuem diferente das horas diurnas. Por isso é preciso entender como seu cálculo é feito, que é o que vamos lhe ensinar a seguir.

Como funciona?

O adicional noturno é um benefício dado aos trabalhadores por meio da Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa CLT em nosso país. Ele é a principal fonte de garantia de renda extra para os que precisam trabalhar a partir das 22:00 até as 5:00 do dia seguinte.

Por ser bem desgastante, essa carga horária deve ser reduzida. Então, 1 hora de trabalho deve ser reduzida à 52 minutos em sua jornada diária de atividades.

Sobre o adicional noturno

Além disso, o pagamento dessas horas deve ser superior aos extras ocorridos durante o dia, como um acréscimo por cada hora trabalhada. São acrescentado 20% para os trabalhadores urbanos e 25% para os rurais.


Quem tem direito ao adicional noturno 2020

Com as informações oferecidas logo acima, você já deve ter entendido bem quem tem direito ao adicional noturno 2020. São todos os trabalhadores que precisam exercer atividades a partir do período das 22h da noite.

Conferida os detalhes estabelecidos na Constituição Federal e na CLT:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: IX – remuneração do trabalho noturno superior à do diurno;

Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20% (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946).

Veja mais detalhes estabelecidos na CLT, clicando aqui.


Valor do adicional noturno 2020

Como já chegamos a explicar mais detalhes sobre as horas de trabalho reduzida,é importante saber que elas equivalem a mesma jornada de trabalho que as horas integrais. Ou seja, precisam ser pagas de forma integral.

✓ Saiba qual será o valor do salário mínimo 2020

Sendo assim, o valor do adicional noturno 2020 estará sendo acrescentado ao seu salário. Como já explicamos a você sobre as porcentagens, você deverá fazer os cálculos sobre cada período que foi trabalhado durante a sua semana de trabalho.

Valor do adicional noturno 2020

Caos você ainda não tenha recebido seu adicional, você pode fazer uma cobrança retroativa do tempo trabalhou sem receber. Não recebendo, poderá acionar a justiça para receber seus direitos.

✓ Aprenda a fazer o cálculo salário líquido 2020

Como calcular?

Se ainda não conseguiu entender como é feito os cálculos do adicional noturno, não se preocupe. Veja a seguir, alguns exemplos de como você pode está fazendo esse cálculo:

  • Divida o valor do seu salário pelo número de horas trabalhadas;
  • Multiplique o resultado por 20%;
  • E multiplique o resultado pela quantidade de horas que você trabalhou durante o mês.

Caso tenha dúvidas sobre o valor que você esteja recebendo, entre em contato com o RH de sua empresa e obtenha mais informações.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário