Como calcular o 13 salário proporcional?

Você já ouvir falar no décimo terceiro salário? Esse benefício fica disponível para alguns trabalhadores, sempre entre os meses de novembro e dezembro. O valor é muito importante para os trabalhadores e pode ajudar você a sair do vermelho no final do ano ou fazer aquela tão sonhada compra.

Mas e quanto ao décimo proporcional? Bem, esses dois possíveis valores são interessantes para você e vale a pena saber como você deve realizar o cálculo.

O que é o décimo terceiro salário?

Trabalhar de carteira assinada é um objetivo para muitas pessoas, isto porque é a única forma de garantir todos os seus direitos trabalhistas. Direitos esses que proporcionam o abono salario, o seguro desemprego e o tão falado décimo terceiro salário.

O 13 salario funciona como uma bonificação natalina, em que o funcionário recebe um salário extra equivalente ao seu trabalho anual. O empregador tem a obrigação de pagar este recurso aos seus trabalhadores.

O valor deve ser pago em duas parcelas, a primeira podendo ocorrer até o dia 20 de Novembro, e a segunda devendo ser efetuada até o dia 30 de dezembro.

Quem tem direito?

Como você pode verificar acima, a bonificação do décimo é muito importante para você, além de ser um direito seu. Mas nem todo mundo tem acesso ao saque.

De acordo com o regimento do benefício, tem direito ao décimo integral quem trabalhou durante os 12 meses do ano. O cálculo é realizado a partir da soma de todos os salários divididos por 12 meses.

Isto quer dizer que se, por exemplo, um individuo recebe de acordo com o valor do salário mínimo 2020o mesmo deverá somar os valores e dividir por 12.

O que é o décimo terceiro salário proporcional?

O décimo terceiro salário proporcional também é um direito do trabalhador promovido pela CLT. Neste caso a bonificação tem um cálculo diferente.

Como o próprio nome diz, o valor é proporcional ao tempo de serviço prestado. Ou seja, fica disponível para alguns trabalhadores que têm a carteira de trabalho assinada por um período inferior a 12 meses.

Quem tem direito?

Assim como para o décimo integral, o décimo proporcional também irá dispor de uma exigência para recebimento da bonificação. Entretanto, essa é mais branda.

De acordo com o benefício, pode ter direito ao saque todo o trabalhador que possuir um tempo de serviço superior a 15 dias. Neste caso, o mesmo deve somar a remuneração de todos os meses de serviço trabalhados e divididor pelo tempo em que a carteira está assinada.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário