Confira os tipos de aposentadoria existentes no Brasil

A aposentadoria é um benefício muito importante para o trabalhador, pois promove garantia financeira para a terceira idade. No Brasil, exstem diferentes categorias de aposentadoria. Você sabe quais são elas? Veja a seguir quais os tipos de aposentadoria que você pode acessar:

A aposentadoria é um direito do contribuinte e pode ser solicitada quando o mesmo atinge os requisitos referentes. O recurso é promovido pela Previdência Social e gerenciado através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

São as contribuições realizadas a partir desses órgãos que poderão garantir o recebimento da aposentadoria por tempo vitalício. É fundamental para o brasileiro saber em qual das categorias ele poderá requirir o seu direito.

No total, existem 4 tipos de aposentadoria, todas elas com o seu regimento bastante específico. Saiba a seguir quais são as opções e como elas funcionam:

Aposentadoria por Idade

Assim como o próprio nome indica, a aposentadoria por idade está relacionada ao tempo de serviço prestado pelo trabalhador. É necessário ter, no mínimo, 65 anos para homens e 60 para mulheres.

Além disso, o tempo de contribuição deve ser referente a 15 anos completos, isto quer dizer que o mesmo precisa ter realizado 180 contribuições. Caso tenha dúvidas, acesse a tabela de pagamento INSS 2020 para se informar!

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Como mencionado acima, é necessário possuir idade mínima para poder solicitar o seu benefício. Entretanto, esta categoria de aposentadoria, permite que você consiga acessar o recurso antes do tempo previsto.

Isso é possível quando o trabalhador comprova ter atingido o número necessário de contribuições. Mas é importante mencionar que após a reforma da previdência, quanto mais cedo você se aposentar menos será o valor a ser recebido mensalmente.

Por isso, é importante considerar o regulamento e conferir a tabela de contribuição INSS 2020 para saber como está a sua situação.

Aposentadoria Especial

Existem diferentes categorias de serviço por parte dos trabalhadores e é preciso considerar o nível de risco para algumas situações. É o caso de quem trabalha em ambientes insalubres ou é constantemente exposto a componentes considerados perigosos.

Nessas situações fica inviável que o funcionário se aposente no mesmo tempo determinado pra outras funções, ou seja, ele passa a poder se aposentar com um tempo menor de contribuição.

Aposentadoria por Invalidez

Essa categoria é direcionada aqueles trabalhadores que ficaram impossibilitados de exercer seu cargo por intermédio de alguma doença ou acidente. A perícia médica do INSS irá avaliar o requerimento.

É necessário possuir cerca de 12 contribuições para poder solicitar, mas este número é desconsiderado em caso de acidentes de qualquer natureza.

fonte: https://tabelainss2020.net/

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Adicionar Comentário