Décimo Terceiro Salário 2020: Valor, Cálculo, Parcelas

O décimo terceiro salário 2020 é também conhecido como a gratificação ou subsidio de Natal dado ao trabalhador até o final de cada ano. O décimo terceiro salário 2020 além de trazer benefícios ao trabalhador que o recebe, também promove um dos maiores movimentos na economia do país, já que os trabalhadores acabam gastando mais com o subsídio. 

Décimo Terceiro Salário 2020

Décimo Terceiro Salário 2020

Aqui falaremos tudo sobre o décimo terceiro e te ensinaremos a calcular o valor do seu, fique com a gente até o fim!

Como funciona o pagamento do décimo terceiro salário?

O benefício do décimo terceiro salário foi instituído no governo de João Goulart para beneficiar os trabalhadores com mais um salário ao final de cada ano.

O valor deve ser pago em até duas parcelas, sendo uma paga por volta de Outubro ou Novembro e a outra em Dezembro.

✓ Não deixe de conferir quais as previsões do salário mínimo 2020

Existem também algumas categorias que recebem a primeira parcela em Julho e a segunda em Dezembro, assim como: os aposentados, pensionistas e segurados do INSS. As datas dependem do acordo em patrão e funcionário, não podendo ultrapassar as definidas na lei.


Quem tem direito a receber o 13° Salário?

O décimo terceiro salário é de direito de qualquer trabalhador que executa atividades remuneradas e asseguradas através da assinatura da Carteira de Trabalho.

Esse direito é assegurado e garantido por lei a trabalhadores como, rurais, urbanos, avulsos e domésticos. Além destes, os aposentados e pensionistas também usufruem desse direito. E segundo fala do presidente Jair Bolsonaro, aqueles que recebem bolsa família, também terão o 13º salário.

Em entrevista ao Jornal o Globo, Jair Bolsonaro afirmou, “Vou adiantar um item aqui que é o décimo-terceiro do Bolsa Família. Lá atrás o PT negou no Senado o projeto que tratava desse assunto então nós resolvemos aqui pelo Executivo e o décimo-terceiro do Bolsa Família será anunciado para atingir diretamente os mais necessitados”.


Como calcular o décimo terceiro salário 2020?

Para saber o valor do seu décimo terceiro salário 2020, basta fazer o seguinte cálculo: Divida o valor do seu salário integral por 12, que equivale aos 12 meses do ano e depois multiplique o resultado obtido pelo número de meses trabalhados.

Por exemplo: Digamos que João tem o salário de R$ 1200,00. Esse valor divido pelos meses do ano ficaria assim:

1200/12=100

Supondo que joão trabalhou por 10 meses na empresa, ele deve fazer a seguinte conta:

100×10= 1000,00

Portanto, João receberá de décimo terceiro, o valor de R$ 1000,00.

Vale lembrar que o mês que foi trabalhado durante 15 dias ou mais é computado na hora do calculo da mesma forma que os meses que foram completamente cumpridos.

Contudo, se você tiver registrado mais de 15 faltas não justificadas em um mês de trabalho, o mesmo período será desconsiderado na hora do cálculo, ou seja, perderá o direito ao chamado 1/12 avos relativos ao mês em questão.

Os trabalhadores que tem recebimento de remuneração exclusivamente por comissão deverão fazer o cálculo sobre a média recebida ao longo de todo o ano.

Querendo saber o valor do seu benefício? Clique aqui e conheça a calculadora do 13° salário gratuita e online!

  • Insira o valor do seu salário bruto;
  • Número de seus dependentes;
  • Número de meses trabalhados durante o ano de 2020;
  • Escolha a parcela (primeira. segunda ou única).
Décimo Terceiro Salário 2020

Calculadora do Décimo Terceiro Salário 2020

Adicionais que integram o Décimo Terceiro Salário

Na hora de realizar o cálculo você deverá considerar alguns benefícios que fazem parte da gratificação como, por exemplo, horas extras e adicionais noturnos e de insalubridade uma vez que, compreende-se que os mesmos fazem parte da remuneração mensal do trabalhador. 


Parcelas do décimo terceiro salário 2020

Como já falamos mais acima, a gratificação chamada décimo terceiro salário é paga em até duas parcelas, sendo que a primeira deve ser paga até o mês de novembro e a segunda não pode ultrapassar o dia 20 de dezembro.  

✓ Veja qual o novo valor do salário mínimo 2020

Vale ressaltar que a primeira parcela é paga isenta de descontos como o INSS e o Imposto de Renda, já na segunda parcela o valor será descontado de tributações, ou seja, ele será menor.

Décimo Terceiro Salário 2020

Agora que você já aprendeu, é só somar e fazer sua programação para o décimo terceiro salário 2020!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Adicionar Comentário