Saiba quais são os principais direitos de trabalhadores que possuem carteira assinada

A partir do momento que o trabalhador tem a sua carteira assinada, ele passa a ter direito a alguns benefícios muito importantes. Todos são fundamentais para o funcionamento do sistema de trabalho, mas alguns são essências e seus processos devem ser conhecidos. Saiba quais são os principias direitos promovidos pela CLT para você:

Abono Salarial

Um dos valores dos quais mais falamos é o abono salarial. Este valor é proporcional ao tempo de serviço prestado pelo funcionário e pode chegar a até um salário mínimo. Isto quer dizer que o Abono Salarial 2020 será corresponde ao valor do salario mínimo do ano vigente.

Esse recurso pode ser promovido por dois programas: O PIS e o PASEP, respectivamente direcionados aos trabalhadores da rede privada e da rede pública.

Apesar dos programas terem os mesmos objetivos, eles são pagos a partir de diferentes calendários. Quem recebe pelo PIS, deve estar atento ao calendário PIS 2020.

Seguro Desemprego

Outro direito que é fundamental para garantir uma maior segurança para o trabalhador é o Seguro Desemprego. O recurso não fica disponível em todas as situações, porém representa um dos principais direitos promovidos pela CLT.

Quando o funcionário devidamente contratada é dispensado de suas funções sem apresentação de justa causa, ele pode agendar a solicitação do seguro desemprego.

O benefício é pago em até 5 parcelas, dependendo do tempo de serviço prestado pelo funcionário. O valor é referente ao salário anteriormente recebido pelo trabalhador em questão.

Auxílio Doença

Nenhum funcionário está livre de uma casualidade e por isso, o auxílio doença é um direito muito importante para todos os trabalhadores.

O recurso garante que, em casos extremos, em que o trabalhador tenha se ausentado mais de 15 dias de seu cargo, ele possa solicitar o auxílio.

O pagamento do auxílio vem a ser liberado após a confirmação do laudo médico a partir da perícia médica do próprio auxílio doença. Quanto antes o funcionário solicitar, antes poderá ter o benefício liberado.

Auxílio Maternidade

O mercado de trabalho sempre foi menos acessível para as mulheres e por isso, a conquista do auxílio maternidade é um dos direitos trabalhistas mais importantes.

O auxílio maternidade garante remuneração devida para que a mulher gestante possa passar pelo parto e se recuperar em casa, tendo direito ainda a um período de resguarde.

O valor a ser recebido depende diretamente da remuneração mensal da gestante e deve ser cumprido corretamente durante todos os meses do benefício.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Adicionar Comentário