Trabalhar como autônomo ou com carteira assinada: Vantagens

Existem algumas formas de prestar serviços ou somente trabalhar. Com certeza trabalhar para uma empresa ou como autônomo fica como uma das maiores dúvidas dos brasileiros. Ambas as situações podem promover vantagens e desvantagens para você, e a fim de ajudar a entender melhor as categorias, vamos explicar tudo a seguir:

Carteira assinada

Vantagens

Vamos começar falando das vantagens de ter a carteira assinada. Em primeiro lugar, é um serviço de maior garantia para caso você seja demitido, já que a CLT irá promover o pagamento do auxilio desemprego 2020 para você.

Além disso, o trabalhador que atua com carteira assinada pode acessar o auxílio doença em caso de acidente ou doenças que se encaixem no regulamento do benefício.

A carteira de trabalho assinada é a única garantia que o contribuinte irá receber remuneração justa por seu trabalho, ou seja, garantia de salário mínimo.

Veja mais sobre seus direitos em: https://segurodesemprego2020.com.br/empregador-web-2020/

Desvantagens

Mas é claro que o tipo de serviço também implica em algumas desvantagens e uma delas é a carga horária. Para alguns cargos, o tempo de serviço pode chegar a 10 horas, com hora extra.

O trabalhador também fica comprometido com o serviço, sem possibilidade de horário flexível e podendo até trabalhar nos fins de semana.

Vale mencionar também que para ter acesso aos direitos promovidos pela CLT, o contribuinte é descontado todo mês por uma taxa dos serviços como o FGTS.

Trabalho autônomo

Vantagens

Muita gente tem preferido trabalhar como autônomo devido as grandes vantagens disponíveis. Uma das que mais chama atenção dos brasileiros é o horário flexível. Aqui o trabalhador decide qual a melhor hora para prestar seus serviços.

Quem opta por essa categoria fica com todo o valor faturado, pois já que não possui vínculo com a CLT também não é descontados pelas taxas em questão.

Um outro ponto que chama a atenção dos trabalhadores para esta categoria é a possibilidade de ser o seu próprio chefe e atuar da maneira que você achar mais viável.

Desvantagens

Como você viu, trabalhar como autônomo pode ser muito vantajoso, entretanto, você deve considerar que a falta de vinculo com a CLT impossibilita o trabalhador de ter direitos trabalhistas.

Um dos aspectos que mais pode fazer falta para o servidor é o acesso a aposentadoria. Apesar que o INSS também disponibiliza contribuição autônoma para quem deseja se aposentar futuramente.

Quem trabalha de forma individual deve também saber que há uma maior responsabilidade envolvida. Afinal, você será responsável pelo seu trabalho e não estará recebendo suporte profissional de uma equipe.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Adicionar Comentário